(11) 97461-1816

Vila Madalena, São Palo/SP

Cadastre seu e-mail:

Bailarina, professora e coreógrafa, fundamenta seu trabalho de ensino da dança na percepção do corpo, como principal processo para aquisição da técnica. 

Na base de sua pesquisa criativa e pedagógica está o pensamento de Klauss Vianna*, com quem trabalhou por oito anos; e a escola clássica italiana, que estudou com Maria Melô**, de quem foi assistente por mais de dez anos.

Em 1993 recebeu a Bolsa Vitae de Artes para pesquisa coreográfica realizada em Paris, onde residiu por quatro anos.

Foi premiada pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) em 1987, 1992, 1998, 2010 e em 2016. Em 2014 ganhou o Prêmio Denilto Gomes da Cooperativa Paulista de Dança, na categoria Melhor Solo de Improvisação e foi uma das cinco finalistas do Prêmio Governador do Estado de São Paulo, na categoria Dança. 

Dirige o Núcleo de Improvisação desde 2003. 

É professora no Curso de Comunicação das Artes do Corpo - PUC/SP e dá aulas regulares de dança clássica na Sala Crisantempo.  

Criou em 2011 O Centro de Estudos do Balé, a fim de aprimorar o trabalho sobre sua metodologia de ensino desta técnica, junto a um grupo de professores assistentes.

 

* Klauss Vianna (1928 - 1992), professor, coreógrafo e pesquisador mineiro, estudou balé em Belo Horizonte com o professor Carlos Leite e em São Paulo com Maria Olenewa. Iniciou sua pesquisa sobre o corpo e a dança na década de 50 quando participava, junto com um grupo de artistas (escritores, pintores, escultores, músicos) da chamada “Geração Complemento”. Foi então que começou a estudar as relações dos movimentos do balé com as artes plásticas, o que o levou a estudar cinesiologia e anatomia na faculdade de medicina de Belo Horizonte. Já nesta época começou a experimentar uma nova maneira de ensinar dança e continuou trabalhando como professor e desenvolvendo seu pensamento e método de ensino durante toda sua vida. Nos últimos anos, viveu em São Paulo, onde atuou como professor, coreógrafo e criador. Zélia Monteiro foi sua aluna e colaboradora de 1984 a 1992.

** Maria Melô (1910 - 1993), ensinou a Zélia Monteiro os princípios mais importantes das correções, bem como as sequências de movimento do método criado por Enrico Cecchetti (1850-1928). Bailarino e professor italiano, Cecchetti renovou o ensino do balé. Criou um novo sistema de progressão dos exercícios tornando-os mais anatômicos e naturais. Ana Pavlova, Vaganova, Fokine, Karsavina, Nijinski, são alguns de seus alunos na Rússia, onde lecionou de 1892 a 1921 quando voltou definitivamente para a Itália e foi nomeado “maître de ballet” no Scalla de Milão. Maria Melô foi sua aluna de 1924 a 1928 em Milão e Zélia Monteiro estudou com ela em São Paulo de 1977 a 1985, quando tornou-se sua assistente.

Coordenadora e professora

ZÉLIA MONTEIRO

Bailarina, professora e pesquisadora de dança.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/ USP) e possui o título de mestre do mesmo programa, desde 2014. Graduada pelo Curso de Comunicação das Artes do Corpo na Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), desde 2008.

Estuda balé clássico e improvisação com Zélia Monteiro, desde 2001. Colaborou com a fundação do Centro de Estudos do Balé, onde atua como pesquisadora e professora. Atualmente é coordenadora pedagógica no Projeto Balé na Vila (CEB).

Desde 2015, é professora nos cursos de Dança, Teatro e Naturologia da Universidade Anhembi Morumbi. Integrante do Silenciosas (direção de Diogo Granato), desde 2014. Membro do Laboratório de Dramaturgia do Corpo (LADCOR/USP), da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA) e do Centro de Estudos em Dança (CED/PUC-SP).

Atua como bailarina no cenário da dança contemporânea de São Paulo desde 2010. Foi coordenadora pedagógica e professora no curso de balé realizado pelo CEB em parceria com o clube Hebraica, entre 2005 e 2012. Foi coordenadora pedagógica da área de dança no CLAC –Centro Livre de Artes Cênicas de São Bernardo do Campo, em 2015. Foi professora de dança da  Escola de Dança de São Paulo (Fundação Theatro Municipal), entre 2012 e 2014.

Integrante do CEB e coordenadora pedagógica do projeto Balé na Vila

FLÁVIA SCHEYE

Artista-criadora e professora de dança.

Graduada em dança pelo curso de Comunicação das Artes do Corpo (PUC/SP), desde 2003 e certificada como Instrutora do método Pilates pelo CGPA (SP), desde 2014.

Estuda com Zélia Monteiro desde 2001 e colaborou com a fundação do Centro de Estudos do Balé. É coordenadora pedagógica e professora de balé do Projeto Balé na Vila (CEB) e assistente de Zélia Monteiro em suas aulas de balé para adultos e em seu curso de formação de Análise Funcional na Prática do Balé.

Integrante do Núcleo de Improvisação, grupo de dança que pesquisa a improvisação cênica sob a direção de Zélia Monteiro, desde 2005.

Foi coordenadora pedagógica e professora nos cursos de balé realizados pelo CEB em parceria com o clube A Hebraica, entre 2003 e 2007; e com a instituição UNIBES (Projeto de Dança Educação), entre 2005 e 2010.

Integrante do CEB, coordenadora pedagógica e professora do projeto Balé na Vila

MEL BAMONTE

Bailarina e psicóloga.

Facilitadora em Arte-Terapia pelo Instituto Libertas - PE, desde 1996. Graduada em Psicologia /Licenciatua (UFPB) desde 1995, e pela Universidade Paulista- SP / Bacharelado, desde 2002. Formada em Coordenação Motora  pela escola de Reeducação do Movimento Ivaldo Bertazzo e em Técnicas G.D.S. pelo Centro Brasileiro de Cadeias Musculares, desde 2005; e em Técnica G.D.S- SP; filiado ao Institut de Chaíses Musculaires e des Techniques (I.C.T. G.D.S.) – Bruxelas, Bélgica, desde 2005.

Estuda com Zélia Monteiro desde 2007 e integra o Centro de Estudos do Balé, desde 2016, aonde também atua como psicóloga, auxiliando no desenvolvimento e integração da equipe , e na orientação psico-comportamental e apoio emocional dos alunos.

De 1997 a 2007 estudou na Escola do Movimento Ivaldo Bertazzo, participando  de aulas, monitorias e espetáculos de dança, dedicando-se posteriormente ao ensino, em aulas de Movimento Consciente e suas relações com a Coordenação Motora/ desenvolvimento psico-comportamental, em parceria com a professora Mônica Monteiro, na Sala Crisantempo (SP). Em 2007 passou a integrar grupos de pesquisa em improviso em dança e desenvolvimento de trabalhos-solo com Beth Bastos.

Também em 2007 conheceu o mestre de Butoh-Ma, Tadashi Endo (Japão/ Alemanha), e intensificou seus estudos nesta linguagem de dança durante a realização do projeto Turnê Butoh- Ma Brasil 2010 e 2012. Desde então aprofunda seus estudos nesta prática no Brasil e na Alemanha com Tadashi Endo, no Mamu Butoh Center como bailarina e artista residente, e participa de grupos de pesquisa em dança contemporânea e práticas orientais com Key Sawao (SP).

Também trabalha para o desenvolvimento de indivíduos e grupos através do estudo do Ballet Clássico e da dança Butoh. Ministra treinamentos e workshops em grandes organizações,  com foco na integração entre corpo físico e corpo emocional.

Integrante do CEB e psicóloga do projeto Balé na Vila

LUCIANA ELIAS

Bailarina intérprete-criadora, professora e pesquisadora de dança.

Formada Educadora do Movimento Somático pelo método Body Mind Movement (2016-2018). Graduada em Dança Bacharelado e Licenciatura na Universidade Anhembi Morumbi São Paulo (2010-2013).

Desde 2012 faz aulas de Dança Clássica com Zélia Monteiro na Sala Crisantempo. Em 2017 passou a integrar o Centro de Estudos do Balé, e hoje, é professora no Projeto Balé na Vila (CEB). 

Tecnicamente faz aulas de dança contemporânea, contato-improvisação, educação somática e balé clássico. Estuda dança desde 1996, formou-se na Escola Municipal de Artes de São José do Rio Preto (2002-2009) e no Studio de Dança Aracy de Almeida (2010-2011).  Desde 2013 dança no Coletivo Desvelo. Trabalhou com diretores como Marcelo Zamora, Cecília Kerche, Aracy de Almeida, João Pirahy, Luciana Bortoletto.

Há dez anos atua no âmbito pedagógico. Foi professora de dança no Centro Cultural da Juventude, Centro Cultural da Penha, Tekohá (Grupo Xingó), Projeto Todos na Dança (UAM), Faculdade Mozarteum, Espaço Vajra, Escola de Dança Conceição Linares, Pulsarte, Builders, Colégio Jd. São Paulo, Pulsarte, Escola do Futuro.

Integrante do CEB, professora e assistente de divulgação e financeiro do projeto Balé na Vila

MÔNICA CALDEIRA

Bailarina, intérprete-criadora e professora de dança.

Com formação híbrida em dança e teatro, graduou-se em interpretação teatral pela Universidade de São Paulo (CAC-ECA-USP) e como bailarina clássica pela Royal Academy of Dance (RAD) junto ao Estúdio de Ballet Cisne Negro; vem desenvolvendo sua metodologia de ensino também a partir do hibridismo entre linguagens artísticas.

Acompanha regularmente as aulas de balé e cursos de improvisação ministrados por Zélia Monteiro, desde 2012. Integrante do Centro de Estudos do Balé desde 2014. É assistente de Zélia Monteiro em aulas de balé para adultos, desde 2017.

Integra o elenco do Núcleo de Improvisação (direção de Zélia Monteiro), desde 2015; e a Cia. Oito Nova Dança (direção de Lu Favoreto), desde 2017. É intérprete-fundadora do coletivo feminino MUMBRA corpomóvel.

Atualmente conduz as aulas de balé da TEIA de aprendizagens. Também atuou como professora no CLAC (Centro Livre de Artes Cênicas de São Bernardo dos Campos), Núcleo Sebástian de Artes Cênicas, Instituto Equipe e Estúdio Oito Nova Dança.

Integrante do CEB e professora do projeto Balé na Vila

MARCELA PEREYRA PÁEZ

bailarina, atriz, interprete-criadora e professora de dança.

Possui especialização na Técnica Klauss Vianna (PUC/SP), desde 2017. Graduada em Comunicação e Artes do Corpo (PUC/ SP) desde 2004.

Estuda balé e improvisação com Zélia Monteiro desde 2006, de quem é também assistente em suas aulas de balé para adultos. Colaborou com a fundação do Centro de Estudos do Balé e hoje, é professora no Projeto Balé na Vila (CEB).

Atualmente é criadora-intérprete da Cia Queremos Saber_Artes do Corpo (direção de Pin Nogueira).

Atuou como bailarina em shows no Brasil, Japão (Nagoya e Osaka), Coréia do Sul (Seul), Rússia (Moscou), Uruguai (Punta Del´Este) e Angola (Luanda).

Ministra aulas de dança desde 1994. Foi professora do Projeto de Dança Educação realizado pelo CEB em parceria com a instituição UNIBES, entre 2006 e 2016.

Integrante do CEB e  professora do projeto Balé na Vila

PAULINA ALVES